Como um jogo para computador inicialmente apreciado por jovens em pequenos cibercafés se tornou um fenômeno mundial dos esportes eletrônicos? É verdade que hoje existem vários jogos que são considerados E-sports, mas, analizando melhor, o Dota, e sua “segunda parte” Dota 2, foram uma parte importante da evolução da indústria em jogos competitivos de primeira pessoa.
Mesmo assim, depois de tantos anos de história e evolução, algumas pessoas continuam confundindo esse jogo com outros títulos da Valve, ou ainda há quem acredite que esse videogame e League of Legends, outro jogo criado pela Riot Games, sejam o mesmo.
Quais as diferenças entre Dota2 e League of Legends?
Oficialmente, League of Legends foi lançado antes do lançamento oficial do Dota 2 ao público. No entanto, os funcionários da Riot Games estavam envolvidos no desenvolvimento do Dota original, e não é segredo que eles confiaram nesse jogo para criar seus próprios.
Então a Dota veio primeiro, estabelecendo as bases para os futuros MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) do mercado. Enquanto o IceFrog desenvolvia a segunda parte da franquia com a Valve, outros criadores do mapa se juntaram à Riot Games para criar seu próprio título, mas, apesar da enorme batalha legal que fizeram com a Valve, no final, manteve os direitos dos Marca Dota e conseguiu oficializar a segunda parte: Dota 2.
Como ser um jogador profissional em Dota2?
Existem mais de 110 heróis para escolher e milhões de combinações de itens para se adequar ao tipo de jogo que o time naquele momento precisa. Recomenda-se jogar primeiro contra o computador e treinar todas as suas habilidades e destrezas na hora de usar as habilidades de heróis e equipamentos.
O caminho é lento e pode até parecer pesado, mas também outra recomendação é ver outros jogadores profissionais no YouTube para aprender suas mecânicas, quais objetos eles usam em quais heróis, o que escolher na hora certa e quais combos especiais para cada um dos personagens. O resto é muita prática e dedicação.
Dinâmica do jogo
Como seu antecessor, o Dota 2 é um videogame MOBA que foi desenvolvido e publicado pela Valve em junho de 2015. A empresa contratou a ajuda dos ex-desenvolvedores de mapas do Defense of the Ancients para realizar esta segundo Parte oficial para torná-la independente de Warcraft III: Frozen Throne.
O objetivo de uma equipe é destruir a construção principal do oponente, chamado Ancient ou Dire, para eles teremos uma infinidade de possibilidades, com os creeps, por exemplo, que são pequenos monstros controlados pela inteligência artificial e outros companheiros heróis, entre muitas outras funções.
Torneios mundiais
Alguns anos atrás, os esportes eletrônicos não eram vistos da mesma maneira que hoje em dia. Em muitos países, ainda se pensava que esses jogos não poderiam se tornar o que são agora: esportes eletrônicos que acumulam milhões de dólares em lucros para a indústria de videogames.
Dota foi um desses pioneiros na popularização do gênero MOBA no E-sports. O Dota Allstars estreou como uma competição na convenção da Blizzard, BlizzCon 2005. Mais tarde, passaria a fazer parte do Campeonato Asiático de Jogos Cibernéticos em 2006 e da Copa do Mundo de Esportes Eletrônicos em 2008.
Com o tempo e com o lançamento do Dota 2, a Valve começou a organizar seus próprios torneios internacionais para a sua plataforma. Dessa forma tornando-se o título que concedeu a maior quantidade de prêmios em dinheiro aos seus participantes, superando em 2019 a figura de 30 milhões de dólares claramente destinados a seus jogadores.