A internet foi uma das mais importantes invenções tecnológicas dos últimos tempos. Através dela podemos estar em contato com qualquer pessoa do mundo e uma das suas principais características se define pela liberdade.
Porém, essa característica também é a principal responsável pela parte negativa dessa importante ferramenta. Sendo assim, o cyberbullying, a divulgação de fake news são excelentes exemplos do quanto ela também pode ser um lugar bastante hostil.
O que é Cyberbullying?
O termo Cyberbullying ou ciberbullying provêm do inglês e literalmente significa assédio na internet. Sendo assim da mesma forma que o bullying faz referência a um assédio, o ciberbullying existe através da internet.
Portanto, o uso de plataformas e meios de comunicação digitais com o propósito de exercer violência emocional e físicas definiria o conceito de Cyberbullying. Assim, através de ataques constantes a um indivíduo ou a um grupo é considerado como uma forma de crime e se qualificaria como Cyberbullying.
Quais as consequências de praticar do Cyberbullying?
Desde o boom da internet e dos meios de comunicação, esse tipo de assédio tem resultados devastadores na vida de muitas pessoas. Nesse sentido, ser vítima desse tipo de bullying pode ter consequências devastadoras na vida das pessoas.
Logo, desde sintomas leves de depressão, até crises de ansiedade severas, conduzindo a problemas de saúde mais graves. Por essa razão o cyberbulling pode constituir um delito em alguns casos e em algumas legislações.
Portanto, são muitas as práticas digitais que podem ser entendidas como assédio na internet, mas que de modo geral são levadas a cabo em um entorno digital. Principalmente pelo anonimato conferido pela internet.
Além do mais, o fato de não haver um contato íntimo entre o agressor e a vítima, respalda ainda mais os atos de violência. Ou seja, ao mesmo tempo que a internet funciona como um terreno fértil para a interação humana, também pode ser todo o contrário.
O tipos de ciberbullying mais cometidos na internet
Além do assédio psicológico e da falta de privacidade, os crimes envolvendo pornografia e extorsão sexual são os mais reportados. Desse modo, a chantagem ou intimidação de uma pessoa, são os casos mais comuns de cyberbullying. Ou seja, casos comumente relacionados a antigos relacionamentos onde havia violência de gênero, etc.
Outra situação bastante comum está relacionado a difamação nas redes sociais. Em outras palavras, através de instrumentos digitais e de contas falsas, muitos criminosos manipulam a opinião pública através da difamação, caracterização e incitação a violência física contra um ou mais indivíduos.
Como prevenir o cyberbullying?
Apesar de ninguém estar protegido contra esse tipo de crime, os usuários mais vulneráveis a esse tipo de bullying são os mais jovens. Como também as pessoas mais dependentes da internet. Assim, uma das maneiras de prevenir esses tipos de ataques está na educação desses usuários.
Em outras palavras, a educação digital se resume em saber como utilizar as redes sociais com mais autonomia e segurança. Ou seja, diminuindo a exposição da vida pessoal em lugares de acesso livre ao público e respeitando todas as diretrizes de segurança dos sites, etc.