Embora tradicionalmente os videogames sejam associados a violência ou a dependência, também podem apresentar uma série de benefícios. Desse modo, mesmo que seja comum encontrar informação sobre os efeitos negativos dos videogames, uma grande parte dela provêm de fontes sensacionalista, sem um verdadeiro fundamento científico.
Sendo assim, pela crescente popularidade dos jogos para consoles, computador e outros dispositivos eletrônico que surgiu o interesse em entender os seus benefícios para nossa habilidade cognitiva. De fato, os videogames são uma das principais opções de tratamento para grande parte da população mundial. Em seguida, nesse artigo vamos apontar os principais benefícios dos jogos eletrônicos em geral.
Um mercado em expansão
Praticamente quase todos os dias são lançados no mercado, novos jogos e plataformas interativas. Sendo assim, os videogames são uma das principais opções de entretenimento para grande parte da população mundial. Além do mais, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo o 5G, o número de jogadores casuais aumenta cada dia mais.
Em contrapartida, ainda que os videogames seja praticamente um sucesso absoluto entre os jovens adultos, a exposição a dispositivos eletrônicos e videogames é cada vez maior na infância. Ao mesmo tempo, existe um nicho em expansão das aplicações lúdicas, como também educativas que configuram uma dos novos modelos educativos do futuro: a gamificação.
Quais são os efeitos dos videogames?
Com esse crescente interesse pelos jogos eletrônicos, uma investigação centrada nesse fenômeno, pretende resolver algumas questões. Ou seja: quais seriam os efeitos a longo prazo da exposição aos videogames? Logo, se existem efeitos positivos relacionados com a cognição, emoções e a motivação a nível social.
Ademais, também se analisa se os jogos têm algum efeito negativo pela visualização da violência gráfica ou se gera algum tipo de dependência. Embora eles também possam ter uma multitude de efeitos físicos e psicológicos, tanto positivos como negativos.
Benefícios cognitivos dos videogames
Um dos processos cognitivos mais estudados pelos psicólogos e psiquiatras é a atenção. Dessa forma a aplicação do sistema que suporta a atenção nos jogos é necessária para iniciar outros processos cerebrais relacionados. Logo, foi descoberto que os videogames melhoram esse sistema de maneira generalizada. Em suma, participar de uma partida está relacionado com o aperfeiçoamento da atenção seletiva, alternada e sustentada.
Em suma, foi observado que as pessoas não jogadora possuem uma maior ativação do sistema da atenção seletiva. Ou seja, que os jogadores habituais necessitam utilizar uma menor quantidade de recursos e energia para efetuar uma mesma tarefa de maneira eficiente.
Além do mais, um estudo relaciona os jogadores habituais com uma maior ativação do ritmo theta. Em outras palavras, esta frequência magnética do cérebro está diretamente relacionada com a atenção focalizada. Desse modo, em determinados jogos que requerem uma maior concentração, essa habilidade será aprimorada com o tempo.