Videogames: realmente estimulam a criatividade?

videojuegos-creatividad

Um novo conceito vem surgindo e derrubando o mito de que os jogos eletrônicos são vilões. Os novos defensores dessa prática dizem que jogar videogame estimula igualmente ou até mais o processo de criação, como quando lemos um livro ou assistimos a um filme, devendo ser vistos como uma forma de arte e expressão, já que estimulam e aumentam nossas emoções bem como o nosso processo criativo.
Apesar de muitos pais ainda terem receio devido ao alto conteúdo violento de alguns jogos, há uma corrente que garante que os jovens não confundem a ficção com a realidade, além de estudos que indicam que seus adeptos desenvolvem uma capacidade muito maior inclusive em outras atividades.
Estimular o pensamento estratégico, dentre outras coisas, faz com que jogador tenha um impacto direto sobre diversas funções cerebrais, um hobbie que pode ser o combustível para uma maior criatividade.

Como os videogames afetam a nossa criatividade?

Em um experimento realizado nos Estados Unidos, foi comprovado que as crianças mais criativas ao desenhar ou escrever histórias eram as que tinham o hábito de jogar games. Isso porque quase todos os tipos de jogos existentes, requerem que o jogador tenha um pensamento crítico e tome decisões rápidas. Se comparamos o ato de ver televisão e jogar videogame, esse último com certeza favorece muito mais ao nosso raciocínio do que o primeiro. Assim sendo, pequenas doses dessa atividade não faz mal a ninguém, ao contrário, pode inclusive ser de grande ajuda em vários aspectos.

Os videogames podem nos afetar de forma negativa?

Apesar de todas as vantagens apontadas, se não for uma atividade controlada pode ocasionar alguns problemas como:
. Menor controle das emoções: quem joga games violentos, por exemplo, deve controlar o número de horas diárias de jogo, e cuidar para não manter pensamentos violentos, evitando confundir realidade com ficção;
. Aumento de peso: passar a maior parte do tempo sentado propicia a obesidade, pesquisas apontam que o consumo calórico durante ou depois de jogar é muito maior do que depois de um tempo de lazer ou atividade físicas;
. Redução na prática de exercícios: ainda que os jogos sejam de movimento isso não significa que não ganhe peso, isso porque a perda de calorias é muito inferior ao de uma atividade física.

Qual é a idade certa para iniciar com os videogames

Apesar de que a maioria dos especialistas indicam que a partir dos quatro anos de idade já é uma idade ideal para se começar a introduzir a criança ao mundo dos videogames, existem muitos outros fatores que podem influenciar, fazendo com que essa média de idade varie um pouco.
É necessário analisar o aspecto pessoal de cada criança e de cada família para saber qual o melhor momento e definir assim quando começar, quais os tipos de jogos, dentre tantos outros questionamentos.

Alguns videogames que estimulam a criatividade

Alguns jogos para estimular sua criatividade e ativar os seus neurônios:
. Minecraft: jogo que explora um mundo aberto tridimensional em blocos, com vários tutoriais que te ajudam a criar enormes estruturas;
. Terraria: parecido ao Minecraft mas em duas dimensões, um jogo que exige investigar muito e ser criativo;
. Little Big Planet: a ideia é completar quebra-cabeças para encontrar adesivos e usá-los para desbolquear várias recompensas ao longo do jogo;
. Big Brain Academy: são vários jogos que exigem uma série de habilidades mentais;
. Animal Crossing: jogo mais tranquilo, onde o jogador caminha pela cidade adquirindo objetos e cumprindo tarefas;
. Scribblenauts: um jogo que vai estimular sua criatividade, permite criar tudo o que for necessário para solucionar os quebra-cabeças existentes em cada fase;
. SimCity: permite ao jogador criar e administrar a sua própria cidade;
. Portal: um jogo em que o jogador terá que pensar rápido e prever as consequências futuras de suas ações;
. The Sims: o jogador terá que tomar decisões, assumindo o controle da vida e seus aspectos cotidianos;
. Tetris: jogo criativo, de decisões rápidas, com o tempo é possível reorganizar todo o mobiliário;
. Super Mario Maker: uma versão do Super Mario Bros, mais interativa e de construção, incentiva às crianças a criar e compreender conceitos básicos de programação.

Publicado Em Video Games Autor: Jayson Custódio Azeredo - Data da publicação: 26 marzo, 2020